terça-feira, 21 de abril de 2009

O que disse teu horóscopo?


Tem coisas que eu ainda não consigo entender.

Atenção aos nativos do signo de Capricórnio de 22 de Dezembro a 21 de Janeiro: vida familiar, amores e profissão passando por sérios e severos momentos de avaliação. Você não consegue mais deixar de buscar o sentido e o significado de tudo o que passa por você. Não deixe de manter seus pés no chão, pois este não é um bom momento para fantasias. Maturidade: é isso o que as estrelas pedem a você.


É, para quem quase nunca tira os pés do chão e avalia praticamente tudo o que faz, essa não é uma previsão muito surpreendente, mas o fato é que às vezes os astros nos trazem umas previsões um tanto quanto psicodélicas, que são duras de engolir e acreditar.


Tudo bem, eu assumo, sou viciada em horóscopo. Basta eu avistar uma revista para folhear freneticamente suas páginas até o zodíaco, basta escutar a musiquinha do horóscopo no Show da Manhã na Rádio Clube para eu largar o que estiver fazendo pra escutar os conselhos dos astros para o dia, todavia, nem por isso eu digo amém para toda e qualquer afirmação que a conjuntura astral me indica.


Acredito que o horóscopo funcione para as pessoas e em muitas vezes para mim, como uma forma de escudo protetor. Um reforço pessoal criado por palavras que nos defendem de toda e qualquer realidade que nos aflige e que de alguma forma queremos nós, arrancar totalmente ou esquecer momentaneamente de nosso cotidiano.


Uma questão financeira, uma briga com um amigo, uma desavença no trabalho, um amor mal resolvido é bom de vez em quando culpar o horóscopo e a estrelas pelo que nos acontece, pois se os movimentos do Sol, Lua e Terra ocasionam dias, noites, estações, eclipses e, além disso, exercem força sobre o crescimento dos cabelos, na plantação e colheita de produtos agrícolas, não é nada estranho acreditar que suas interações influem em coisas que nos acontecem diariamente.
O universo é matéria, eu sou matéria, a televisão é matéria, esse jornal é matéria. Em física, matéria (vem do latim materia, substância física) é qualquer coisa que possui massa, ocupa lugar no espaço (física) e está sujeita a inércia. A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula. Logo, matéria é aquilo que pesa e se está parado tende a se manter parado e se está em movimento tende a continuar o movimento.


Se formos matéria, somos formados por partículas que interagem entre si, umas atraindo outras e outras repelindo umas, vem o principio da Lei da Atração: matéria que é formada por partículas tem energia e energia positiva atrai energia positiva e energia negativa atraí energia negativa. Tá, mas e daí o horóscopo? Será que nosso pensamento pode influenciar na mudança de ondas astrais benéficas ou aquelas que nos trazem nuvens cinza de pensamento, partindo deste princípio, talvez ele pode.


Partindo para meu incansável lado prático de encontrar a razão para tudo, segundo preceitos da filosofia tentei traçar um paralelo assemelhando a questão de mitos e magias com essa coisa do horóscopo, visto que ambos se tratam do acreditar, na crença de crer em descrições astrais ou em rituais que envolvam as faculdades internas, espirituais e ocultas do homem. Assim, se você acredita com fé em determinada previsão astral, ou em uma simpatia pra arrancar verruga ou para achar um objeto positivo; essa união do pensamento mais a crença farão com que tal desejo se concretize.


Porém, ao mesmo tempo que sou energia e crença, todos são, logo, podem haver divergentes pensamentos para um mesmo desejo em comum, aí quem ganha a aposta? As moléculas mais fortes, aquele que tem mais fé? Pois bem, senhores, tem coisas que não tem como explicar porque acontecem e porque outras não acontecem, infelizmente, porém momentaneamente. Quantas vezes nos deparamos com acontecimentos que nos fazem refletir, sobre que rumos que damos aos nossos dias, não nos fazendo acreditar que tal coisa nos pertenceria aquele momento.
Acreditar ou não, ler só por ler, fazer como uma garantia. No fundo, nos escondemos em tudo, mas o fato é que tudo tem uma razão de ser e essa chave, essa razão para tudo que nos acontece e o que nos deixa de acontecer é o aprendizado. Penso que, algo superior aos nossos pensamentos, crenças, medos e angústias nos reja, de tal forma que somos conduzidos com acontecimentos bons e ruins, com vitórias e derrotas, com certezas e dúvidas rumo ao aprender, ao crescimento, a plenitude da vida, para a cada dia sermos mais.


Entenderam? Bem, eu também não. Talvez, a maturidade que pede meu signo hoje faça com que eu entenda e aprenda isso amanhã ou semana que vem. Vai saber, talvez eu tenha que parar com essa mania de querer achar razão e tentar explicar e até me esconder de tudo. Será? Bem, pensamento positivo e até a próxima previsão.


Nenhum comentário: