quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pensar pra quê?


Andei pensando que pensar faz mal para a gente.

Sim, aham, bem isso, FAZ MAL. E não pensem que a minha conclusão vem do nada... Pensei muito para embasar minha teoria. Concordo que por um momento ela possa parecer infundada e de caráter sensacionalista barato do tipo eu-quero-aparecer-escrevendo-uma-bobagem, mas explicarei meu pressuposto.

Já pensei muitas vezes no porque de pensar, estruturar idéias, fazer planos, questionar o passado, arquitetar o futuro e talle e coisa e cada vez destas em que eu paro para pensar no porquê pensar, me vêem a cabeça dois pensamentos divergentes:

- O primeiro é o sentimento orgulhoso de saber que eu tenho, assim como Sócrates (por favor não estou me comparando, longe de mim), pensamentos sobre os pensamentos, que levam a conclusão de que quando mais eu penso, conheço e me apodero de coisas e conhecimentos, mais eu sei, o tão pouco que sei. Aquelas coisas de que "Só sei que nada sei". Para qualquer rélis mortal que componhe cerca de 99,99% da população mundial, essa frase não diz nada e é um atestado de burrice.

-"Pô, ó o cara, se chamando de burro."

Entretanto, fico feliz em ser 0,01% da população mundial que acha essa frase a mais perfeita de todas as frases, ditos, escristos, crônicas, poemas e afins já escritos até hoje. Ao conhecer a linha de pensamento e raciocínio de Sócrates percebemos quão e vasta e inagualável forma de pensar! E percebemos (pelo menos eu e alguma pequena porcentagem da população mundial), o quanto eu pouco sei diante de tudo que se tem a descobrir... aí é que mora o segundo pensamento!

Somos ensinados desde pequenos que temos que aprender sempre e sempre mais. Vamos para o colégio, aprendemos regras gramaticais, a dividir, somar, decoramos o nome do proclamador da república e que no Sul do Brasil o clima é subtropical! Algumas coisas nos chamam mais a atenção e acabamos "pendendo" para um lado que nos é mais favorável e assim entramos na universidade (tá bom nem todos os casos são assim, mas generalizemos neste momento), com o intuito de aprender mais. Aí mora o perigo, quanto mais aprendemos sobre uma coisa, mais temos certeza o quão pouco dela sabemos e quão nada de tudo compreendemos.E é nesse raciocínio que mora o perigo: a fadiga de pensar! Muitas vezes sabemos tanto que nada sabemos, que preferimos não pensar que temos tanto ainda a pensar. E pior! No caso de solução de problemas, de direção de estradas, de rumos de vida: pensar demais pode levar ao caos! Alguns podem até pensar que me preocupo demais e algumas vezes até concordo, pois vejo tantas pessoas que não pensam e refletem tanto viver tão mais plenamente e feliz, do que aquelas compulsivas pelo saber... essas pessoas não se importam com esse troço de pensar.

"Parei de pensar e comecei a sentir", como cantou o belo Dinho Ouro Preto. Viver mais, aproveitar mais. Entretanto eu não consigo não me importar com o que o amanhã me revelará, não consigo relaxar e deixar a maré me levar, preciso me precaver dos acontecimentos. Como preferiria deitar no sofá e ver um filme brega e romântico, sonhando com o príncipe encatado fazendo uma serenata apaixonada cheia de pipoca com melado e não me preocupar com o aquecimento global, com a minha falta na academia, com a minha alimentaçao incorreta, com o caso de violencia mundial, com meu emprego e meu futuro Stylo que ainda não comprei. Mas não consigo. Não que eu não assista milhares de filmes, perca tempo no orkut, falte à academia por preguiça e me entupa de pipoca doce, mas o botão do foda-se ainda não consegui achar. Isso ainda me falta aprender! Estou até lendo uns artigos e... VEXXXXXXXXXXX, lá vou eu de novo!
Abaixo o pensar... que eu vou dormir!

3 comentários:

ESTRELA disse...

Não se afliges, pois, todos que escrevem têm a mesma situação, quer dizer, estás crescendo! E quanto texto parabéns, surpreendeste-me outra vez! Des modo olha tens mais um fã leitor, vai escreve mais...mais... não pare...quero ler mais!
José Magalhães
http://teamoestrela-estrela.blogspot.com/

ESTRELA disse...

Não se afliges, pois, todos que escrevem têm a mesma situação, quer dizer, estás crescendo! E quanto texto parabéns, surpreendeste-me outra vez! Des modo olha tens mais um fã leitor, vai escreve mais...mais... não pare...quero ler mais!
José Magalhães
http://teamoestrela-estrela.blogspot.com/

ESTRELA disse...

Nãopare de escrever e de pensar! Abraços!