segunda-feira, 24 de maio de 2010

Copa do Mundo... rumo ao recesso!

Copa do Mundo 2010, o mundo a partir do dia 11 de Junho, parará em frente aos televisores para ver as suas astutas seleções esbanjarem seu futebol pelos campos da África do Sul. Ok, concordo nem todo mundo é apaixonado por futebol, logo, nem todo mundo vai parar, e outra, numa lista riscada com Grafitte e Donny, fica até difícil querer parar para ver jogo de futebol!

Decepções e indignações a parte frente à lista do nosso técnico Dunga, a Copa está chegando, os jogadores convocados e “parte do mundo” prepara-se para ver o “espetáculo da bola”. É para os workaholics de plantão em todas as horas do dia, falar que o mundo vai parar: de fazer suas atividades, de trabalhar, de ganhar dinheiro é uma afronta, mas o fato é que, por mais que alguns achem indignante, grande parte do mundo realmente para.

Um exemplo disso é o nosso Congresso Nacional! Semanas atrás o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP),propôs a antecipação do “recesso branco”, aquele período em que os parlamentares não comparecem semanalmente ao Congresso e vão a capital Brasília com o único intuito de votações eventuais em regime de “esforço concentrado”, (crise de risos).

Sim esse período existe e sempre acontece em anos eleitorais após o recesso oficial, que começa em 18 de julho. O Senhor Vaccarezza, no entanto, solidário a Copa e fanático por futebol quer antecipar o período para 10 de junho, já que a Copa começa neste dia.

Para que tal sonho seja concretizado é preciso que o Congresso aprove até lá a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A ideia é antecipar essa votação para o mês anterior e assim, “liberar” os deputados até pelo menos o primeiro turno das eleições, no dia 3 de outubro, sim senhores de 10 de Junho até 03 de Outubro.
Segundo próprias palavras do deputado: “Além do período eleitoral, neste ano tem a Copa do Mundo. Então, vou propor que façamos um acordo para votar a LDO no dia 10 de junho e, a partir de votada a LDO, nós vamos poder funcionar em esquema de esforço concentrado”.

Enquanto muitos devem pensar que a culpa é dos “do governo”, o líder do PSDB (os tucanos), na Câmara, João Almeida, concorda com a proposta de se antecipar o “recesso branco”. Segundo ele: “Não há prejuízo nenhum em deixar o que tem para depois da eleição. São projetos de interesse corporativo e não da sociedade. Não é possível ter discussão adequada em véspera de eleição. Em tempo de eleição, o Congresso perde a pouca razão que tem".

A esperança também surge com algumas empresas no advento da Copa, um exemplo é a TAM. A empresa encerrou o primeiro trimestre de 2010 com prejuízo de R$ 58,1 milhões, conforme o relatório de resultados divulgado no padrão contábil internacional IFRS e é explicado pelo aumento das despesas financeiras, que evoluíram para R$ 163 milhões no trimestre, com um salto de 462%. Os déficits esperam ser amenizados com os voos para África do Sul, cuja empresa já possui 30 voos fretados para a Copa da África do Sul e disponibilizará duas aeronaves A330, da Airbus, para atender os brasileiros que viajam ao continente africano para assistir à Copa do Mundo.

E não somente as empresas áreas, mas indústrias de confecção de camisetas, agasalhos e artefatos comemorativos da Copa em geral, estimam aumentar seus lucros com coisinhas verde-amarelas que vão decorar vitrines, carros, prédios e pessoas.
Assim, convém pensar realmente que não são todos que vão parar e sim apenas uma parte e aposto que até mesmo o mais avesso ao futebol vai dar uma “paradinha” em frente à televisão para ver as defesas do Victor ou mesmo o Gol do Ganso, do Pato, do Ronaldinho, é bem digo, boa sorte Cristiano Ronaldo, Messi, Fabregas, Canavarro: rumo ao Hexa!



Pollyanna Gracy Wronski é Bióloga Licenciada, Professora, Acadêmica de Ciências Contábeis e apaixonada por futebol não fará recesso branco, mas acompanhará a Copa
.

Nenhum comentário: