quinta-feira, 30 de outubro de 2008

De vermelho eu vou, pro samba que você me convidou!

Gilberto Gil convidou pro samba, mas o paletó virou estopa e perdeu até a cor. Depois do pecado de Adão e Eva, a vestimenta tornou-se quesito fundamental e de grande preocupação para todo ser humano, principalmente para os do sexo feminino. Apresentar-se bem vestido a um importante evento, compromisso ou encontro, não é só questão de boa aparência, de cuidado, mas agrupa ainda questões de impressões a causar e personalidades a julgar, onde cada peça e cada cor deve casar com a ocasião e o local a ser freqüentado.

O assunto “roupa e cor” despertam tanto a atenção da população que várias pesquisas são feitas quanto ao gosto do consumidor, as tendências da moda, a demanda do mercado, porém um ponto curioso foi observado por pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos: o impacto que elas causam nos homens.

O estudo sugere que saber escolher a cor da roupa para um encontro amoroso pode ajudar na hora da conquista. E adivinha qual é a cor que mais chama atenção dos “cuecas de plantão”? O vermelho da paixão!

Durante a pesquisa, foram mostradas aos “cobaias” do estudo, várias fotos de mulheres usando roupas das cores azul, verde, cinza, branco e vermelho e estes foram questionados sobre qual delas eles sentiam mais atração e até com qual gastariam mais dinheiro durante um encontro se tivessem disponíveis US$100 dólares.

O intrigante resultado revelou que os machos se sentiram mais seduzidos pelas mulheres que vestiam vermelho. Publicada na revista acadêmica Journal of Personality and Social Psychology, a pesquisa encontrou ligações entre a cor vermelha e a atração física onde apesar de darem preferência ao vermelho nos questionários, quando perguntados sobre a importância da cor da roupa nas escolhas, os homens ressaltaram que o fator tem "pouco impacto".

A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ainda está ligada ao calor e à excitação, a iniciativa e a disposição para agir e ao espírito de pioneirismo que nos eleva. Transmite ideal de persistência, força física, estímulo e poder em seus traços típicos. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho. Como se trata de uma cor quente estimula a vitalidade e energia em todo o organismo vivo, faz a adrenalina circular, ajuda à circulação sangüínea dentro do corpo, promove seu aquecimento e estimula o sistema nervoso.

Segundo Andrew Elliot, cientista chefe da pesquisa: "É fascinante descobrir que uma coisa tão comum como uma cor pode ter um efeito no nosso comportamento mesmo que não tenhamos consciência disso". Talvez devido as suas propriedades, a pesquisa ainda estabeleceu um paralelo na maneira pela qual primatas machos humanos e não-humanos reagem ao vermelho, que confirma antigas suspeitas de muitas mulheres: os homens agem como os demais primatas no domínio sexual.

Embora os homens gostem de pensar que eles reajam ao charme feminino de maneira atenciosa e refinada, parece, pelo menos em alguns pontos, que suas preferências e predileções sejam, numa palavra: primitivas, sugerem os pesquisadores.

Jo Setchell, antropólogo da Universidade de Durham, na Inglaterra e outro interessado no assunto, acrescentou que, como a cor do sangue, o vermelho se tornou um método útil para sinalizar a fertilidade. "Por exemplo, muitas macacas têm inchaços vermelhos que mostram que elas estão no período de ovulação", afirmou. "Há controvérsia sobre se, nas mulheres, a ovulação é sinalizada de alguma maneira, mas há alguma evidência de que alguns tipos de comportamento, como sair mais para se divertir, mudam nesse período" e a roupa para se divertir sempre vem acompanhada do vermelho.

Estudos científicos a parte, não é de hoje que as “DAMAS DE VERMELHO”, deixam a orquestra em festa quando saem para dançar e embora representem uma grande maioria não são todos os que se deixam seduzir pelo glamour do vermelho, porém para quem ousa arriscar, investir no vermelho pode representar uma grande vantagem e até um jantarzinho mais caro.

Nenhum comentário: